As partituras neste blog podem ser reproduzidas e utilizadas para a execução musical livremente desde que sem fins lucrativos. Recomendo apenas que se divulgue de onde foram retiradas para que mais pessoas possam ter acesso a todo o material disponível.

Curta nossa página no facebook :

http://www.facebook.com/inspiradonogregoriano

Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/insp_gregoriano
Siga-nos no Instagram:
@inspiradonogregoriano

Se inscreva no canal do youtube

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Missa I de Advento adaptada do Gradual Simplex VÍDEOS E PARTITURAS

Poucos conhecem mas a pedido do concílio Vaticano II foi elaborado um segundo livro oficial de cantos gregorianos para uso no rito latino reformado. Este livro deveria ser feito coletando melodias mais fáceis da tradição gregoriana (em geral retiradas da liturgia das horas) e que tivessem letra semelhante aos textos do gradual romano. O nome do livro é Graduale Simplex, disponível para download no site da associação de música sacra americana com autorização dos editores:
http://media.musicasacra.com/books/graduale_simplex.pdf .    (neste link há também artigo interessante do Salvem a Liturgia! sobre o Simplex)

No graduale simplex as músicas são dispostas de tal modo que o mesmo repertório de um tempo litúrgico pode ser usado em várias missas. No gradual romano para o rito novo isso já era possível mas havia praticamente uma composição musical para cada dia do ano em cada canto de entrada, ofertório, comunhão, etc. Sendo permitido escolher repetir, por falta de um coro altamente especializado, músicas de uma missa em outra do mesmo tempo litúrgico.

No simplex há para o tempo comum, por exemplo, oito conjuntos de músicas para serem utilizadas livremente: 8 missas do tempo comum ao invés de um conjunto para cada um dos 34 domingos como há no gradual romano. Para o tempo do advento há dois conjuntos, missa I e II de advento. Achei interessante adaptar para a língua portuguesa o trabalho do graduale simplex e começo a postar agora as partituras de advento. A missa I de Advento tem mais relação com as primeiras duas semanas do advento e a missa II com as duas últimas semanas; porém, é permitido e possível cantar qualquer uma das duas em todas as missas de advento ou mesclar (cantar o de entrada de uma com o de ofertório de outra, por exemplo).

Na adaptação que fiz procurei traduzir o texto de modo a não alterar quase nada da melodia (apenas acrescentando notas extras de mesma altura quando necessário) e assim pude fazer uma partitura em notação moderna e com cifra que inclui tanto a versão em português quanto a versão latina da antífona. Só fiz adaptações para as antífonas de entrada, ofertório e comunhão, não há sentido adaptar os salmos responsoriais, aleluiáticos e os aleluias porque o texto não seria oficial do lecionário ou aprovado e porque já há muitas opções modernas ou adaptadas do gregoriano para se cantar o salmo e o aleluia.
Aqui estão as três antífonas da missa I de Advento adaptadas (missa II de Advento neste link):

Entrada:

Ofertório:

Comunhão:

NOTAÇÃO "QUADRADA" VATICANA






ÁUDIO:
Entrada:

Ofertório:
Comunhão:






VÍDEOS:

Entrada, ofertório e comunhão, apenas um versículo em cada antífona.


Entrada, completo com todos os versículos:





Ofertório, completo com todos os versículos:




Comunhão, completo com todos os versículos:





Partituras em código GABC (podem ser usadas no illuminare score editor e assim baixar em formatos personalizados para incluir em folhetos):



Entrada:
name: Missa I para o Advento;
user-notes: Antífona de entrada:;
annotation: IV c;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c3)A(f) Vós,(h) ó(hi) Se(i)nhor,(i) *(,) a(i) mi(i)nha(h) al(ij)ma(h)  e(ij)le(i)vei:(i) (;) vin(f)de(i) pois(h) me(g) li(f)ber(e)tar,(fe) (,) ó(d) Se(e)nhor(f) sois(gxg) meu(h) re(gxg )fú(f)gio(f) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 24]) <i>Nem</i>(i) <i>tri</i>(hi)un(i)fem(i) so(i)bre(i) mim(i) os(i) <i>i</i>(h)<i>ni</i>(i)<b>mi</b>(j)(ir)gos,(i) *(:) não(i) se(i) en(i)ver(i)go(i)nha(i) quem(i) em(i) vós(i) põe(i) a(i) es(i)pe(i)<b>ran</b>(i)(hr)ça.(h)  <sp>A/</sp>(::) A(f) vós,(h) ó(hi) Se(i)nhor.(i)  Flexa:(::) con(i)<b>du</b>(i hr)za(h) †(,) (i) (i) (::)


Com latim junto:


name: Missa I para o Advento;
user-notes: Antífona de entrada:;
annotation: IV c;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c3)A[Ad](f ) {Vó}s,[te,](h) ó[Dó-](hi ) Se[mi-](i ){nh}or,[ne,](i) *(,)
a[le-](i)  mi[vá-](i){nh}a[vi](h)  al[á-](ij){m}a[ni-](h)  e[mam](ij
 )le[me-](i  )vei:[am:](i) (;) vin[ve-](f)de[ni,](i) {po}is[et](h) me[é-](g) li[ri](f)ber[pe](e)tar,[me,](fe) (,) ó[Dó](d) Se[mi](e){nh}or[ne,](f) sois[ad](gxg) meu[te](h) re[con-](gxg )fú[fú](f)gio[gi.](f) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 24]) <i>Nem</i>(i) <i>tri</i>(hi)un(i)fem(i) so(i)bre(i) mim(i) os(i) <i>i</i>(h)<i>ni</i>(i)<b>mi</b>(j)(ir)gos,(i) *(:) não(i) se(i) en(i)ver(i)go(i)nha(i) quem(i) em(i) vós(i) põe(i) a(i) es(i)pe(i)<b>ran</b>(i)(hr)ça.(h)  <sp>A/</sp>(::) A(f) vós,(h) ó(hi) Se(i)nhor.(i)  Flexa:(::) con(i)<b>du</b>(i hr)za(h) †(,) (i) (i) (::)

Ofertório:
user-notes: Antífona de ofertório:;
annotation: I f;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c4) Frus(d)tra(d)do(c) não(f) se(g)rá,(f) Se(gh)nhor,(h) *(,) quem(ge) es(gh)pe(fe)ra(d) em(d) vós.(d) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 24])  <i>Se</i>(f)<i>nhor</i>(g) meu(h) Deus,(h) a(h) vós(h) e(h)le(h)vo(h) a(h) <b>mi</b>(ixir1 hr)nha(h) <b>al</b>(gr1 hr)ma,(h)  *(:) em(h) vós(h) con(h)fi(h)o:(h) que(h) eu(h) não(h) se(h)ja(h) en(h)<i>ver</i>(g)<i>go</i>(f)<b>nha</b>(ghr1 gr)do.(gf) <sp>A/</sp>(::) Frus(d)tra(d)do(c) não(f) se(g)rá.(f) (::)


Com latim junto:
user-notes: Antífona de ofertório:;
annotation: I f;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c4) Frus[Qui](d  ){tr}a[te](d)do[ex-](c) {nã}o[péc-](f) se[tant,](g
 )rá,[Dó-](f) Se[mi-](gh){nh}or,[ne,](h ) *(, ) {qu}em[non](ge) es[con-](gh  )pe[fun-](fe )ra[dén-](d  ) em(dr) vós.[tur](d) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 24]) <i>Se</i>(f)<i>nhor</i>(g) meu(h) Deus,(h) a(h) vós(h) e(h)le(h)vo(h) a(h) <b>mi</b>(ixir1 hr)nha(h) <b>al</b>(gr1 hr)ma,(h)  *(:) em(h) vós(h) con(h)fi(h)o:(h) que(h) eu(h) não(h) se(h)ja(h) en(h)<i>ver</i>(g)<i>go</i>(f)<b>nha</b>(ghr1 gr)do.(gf) <sp>A/</sp>(::) Frus(d)tra(d)do(c) não(f) se(g)rá.(f) (::)  

Comunhão:
user-notes: Antífona de comunhão:;
annotation: VIII G;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c4) O(g) Se(fh)nhor(j) fez(ig) *(,) o(i) dom(j) da(h) bon(g)da(hg)de,(f) (;) e(g) a(g) nos(f)sa(h) ter(j)ra(ig) deu(ijh) o(i) seu(h) fru(g)to.(g) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 84]) <i>Que</i>(g)<i>ro</i>(h) ou(j)vir(j) o(j) que(j) o(j) Se(j)nhor(j) i(j)rá(j) fa(hr)lar:(h) †(:) é(j) a(j) paz(j) que(j) e(j)le(j) vai(j) a(j)nun(j)ci(j)ar;(j) (,) a(j) paz(j) pa(j)ra(j) o(j) seu(j) po(j)vo(j) e(j) seus(j) a(j)<b>mi</b>(kr1 jr)gos,(j) *(:) pa(j)ra(j) os(j) que(j) vol(j)tam(j) ao(j) Se(j)<i>nhor</i>(i) <i>seu</i>(j) <b>co</b>(hr1)ra(gr)ção.(g) <sp>A/</sp>(::) O(g) Se(fh)nhor(j) fez.(ig) (::)
Com latim junto:


user-notes: Antífona de comunhão:;
annotation: VIII G;
%width: 4.5;
%height: 8.26;
%spacing: vichi;
%font: GaramondPremierPro;
%fontsize: 14;
%%
(c4) O[Be-](g  ) Se[nig-ni-](fh    ){nh}or[tá-](j) fez[tem](ig) *(,) o[fe-](i) {do}m[e-](j) da[ci-](h) bon[it](g)da[Dó-mi-](hg   )de,[nus,](f) (;) e(gr) a[et](g) nos[ter-](f)sa[ra](h) ter[nos-](j)ra[tra](ig ) deu[de-e-dit](ijh ) o[fruc-](i  ) seu[tum](h) {fr}u[su-](g)to.[um.](g) <sp>V/</sp>(::[alt:Salmo 84]) <i>Que</i>(g)<i>ro</i>(h) ou(j)vir(j) o(j) que(j) o(j) Se(j)nhor(j) i(j)rá(j) fa(hr)lar:(h) †(:) é(j) a(j) paz(j) que(j) e(j)le(j) vai(j) a(j)nun(j)ci(j)ar;(j) (,) a(j) paz(j) pa(j)ra(j) o(j) seu(j) po(j)vo(j) e(j) seus(j) a(j)<b>mi</b>(kr1 jr)gos,(j) *(:) pa(j)ra(j) os(j) que(j) vol(j)tam(j) ao(j) Se(j)<i>nhor</i>(i) <i>seu</i>(j) <b>co</b>(hr1)ra(gr)ção.(g) <sp>A/</sp>(::) O(g) Se(fh)nhor(j) fez.(ig) (::)



 



3 comentários:

  1. Muito bom, só que sou iniciante, ainda não sei para onde vai, mas vou estudar e por aqui, acho que vou lograr êxito. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, para aqueles que quiserem formação sobre música litúrgica sobre o gradual, instrumentos, onde encontrar o material adequado e outros assuntos, venho apresentar meu canal no youtube. Canal Divini Cultus. Linkk: https://youtube.com/channel/UC5KWl7YbjPQA9u4byYnp06Q

    ResponderExcluir