As partituras neste blog podem ser reproduzidas e utilizadas para a execução musical livremente desde que sem fins lucrativos. Recomendo apenas que se divulgue de onde foram retiradas para que mais pessoas possam ter acesso a todo o material disponível.

Curta nossa página no facebook :

http://www.facebook.com/inspiradonogregoriano

Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/insp_gregoriano
Siga-nos no Instagram:
@inspiradonogregoriano

Se inscreva no canal do youtube

domingo, 26 de agosto de 2012

Folheto com partes do ordinário (Ato p., Santo, Cordeiro) - inspirado na Missa XVIII

Notação Vaticana "quadrada" - Ordinário de missa (partes fixas) Ato penitencial, Santo e Cordeiro de Deus

Aprendi a exportar e trabalhar no word com o programa de edição de partituras em notação quadrada e percebi um modo de fazer o folheto apenas em uma página A4 só na frente, com as partituras menores mas bem visíveis e em duas colunas.

Como a missa XVIII é indicada (opcional, não obrigatoriamente) para quaresma e advento (e não possui versão musical para o Glória) achei melhor fazer o folheto para ela apenas deste modo, do contrário sobraria uma página em branco se o folheto fosse frente-e-verso dobrado (mas se várias pessoas pedirem, faço a versão folheto dobrável deixando o espaço em branco que sobraria por não ter o Glóra). A partir de agora os folhetos que eu fizer (exceto os indicados para quaresma e advento que não tem Glória) farei nas duas versões: folheto frente-e-verso dobrado e folheto só frente não dobrado com partituras menores em duas colunas.

opção sem gravura:
 

















opção com gravura (Cristo carregando a cruz):



4 comentários:

  1. Prezado, parabéns pelo blog.

    Gostaria de dar uma sugestão: ao invés de exportar os folhetos em JPG, penso que seria melhor exportá-los em PDF, para que a qualidade final para impressão seja melhor. Basta instalar alguma impressora PDF como esta: http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/

    E para fins de divulgação do blog e de teu trabalho, sugiro que acrescentes um cabeçalho com um logo ou o nome e endereço do blog nos folhetos e partituras que gerar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já publiquei alguns em pdf :-) veja: http://inspiradonogregoriano.blogspot.com.br/2012/08/folheto-missa-1-pdf.html?m=0

      Ainda não publiquei em pdf esta versão em uma página com a notação um pouco menor em duas colunas. Só a versão frente e verso com dobra.

      Excluir
    2. Olá, Lincoln, muito interessante o teu blog. Por favor vê o meu em http://divinicultussanctitatem.blogspot.pt/search/label/Gregorian%C3%A1culo Tu usas o GABC? Eu gostaria que tu colaborasses connosco na base de dados de cânticos gregorianos em Português. Um abraço,

      Excluir
  2. L.D.N.I.C (Semper laudeatur!)
    Caro Lincoln
    Por gentileza , queira publicar uma adaptação p/ o vernáculo do Signo Crucis, da Salutio, das fórmua das lições cantadas (I Lectio /II Lectio / Evangelium) inclusive com o anuncio e a conclusão e também o diálogo do Evangelho (Dominus vobiscum etc) tão mal cantado no Brasil. O Graduale tem os modelos basata adaptar é possível e aclamações (Mortem tuam.../ Tu es regno ... etc) e respostas do povo e partes do sacerdote ( Doxologia/ Pax Dómini sit .../etc) e diácono ( Oferte vobis .../Inclinate vos ad ... etc) .

    ResponderExcluir